Transporte de máquinas e equipamentos: como é feito, quanto custa e como escolher a empresa
Realizar o transporte de máquinas e equipamentos requer planejamento, organização e os itens adequados para evitar qualquer tipo de problema. Lendo nosso post você vai entender como é feito o transporte de máquinas e equipamentos, quais são os itens indispensáveis e como escolher uma empresa ideal para o serviço. Acompanhe!
Como é feito o transporte de máquinas e equipamentos?
O transporte de máquinas e equipamentos é feito em etapas que incluem a escolha do veículo, a distribuição correta da carga, principalmente porque possuem as mais diversas dimensões e pesos, planejamento da rota, preparação da carga, amarração e rastreamento. Entenda melhor:
Escolha do veículo
Existem diversos caminhões e carretas possíveis para o transporte de máquinas e equipamentos e o que vai definir qual o ideal é a capacidade.
Peso e tamanho da máquina ou equipamento
O peso e o tamanho dos itens a serem transportados dita qual veículo é mais adequado para um transporte sem problemas. Escolher veículos que não possuam a capacidade ideal, ou seja, que não suportem devidamente o peso e o tamanho, pode causar acidentes na estrada.
Possibilidade de distribuição correta
Além do tamanho e peso suportados pelo veículo de transporte, é necessário que ele também possibilite uma correta distribuição de peso na carroceria. Com isso, a máquina ou equipamento fica estável e evita possíveis acidentes causados pelo deslocamento, queda da máquina ou uma colisão, por exemplo.
Amarrações
O veículo também deve possuir as cintas ideais, capazes de suportar o peso e a forma da máquina ou equipamento em si. A fixação da máquina no caminhão ou carreta pode ser feita com ganchos, cintas, amarras e outros tipos de itens próprios para imobilizar com segurança.
Planejamento do trajeto
Se no transporte de veículos como carros e motocicletas o planejamento do trajeto é importante, no transporte de máquinas é ainda mais.
Isso acontece porque as vias brasileiras possuem diferentes regras de capacidade e a rota precisa ser muito planejada para evitar multas, atrasos e demais problemas.
Assim, a transportadora faz toda uma organização sobre quais são as vias e estradas que o caminhão de transporte de máquinas e equipamentos deverá passar.
Seguro
As máquinas e equipamentos também são asseguradas durante o trajeto, para resguardar possíveis avarias, acidentes e roubos, afinal, as estradas brasileiras não são as mais tranquilas e com o seguro o cliente pode ficar mais confiante.
Preparação para o trajeto
Dependendo do tipo de máquina, alguns cuidados precisam ser tomados, por exemplo, desmembramento ou fixação de peças excedentes, verificação do tanque e itens que possam gerar oscilação de peso da carga.
Além disso, a maneira de colocar o maquinário no caminhão também pode diferenciar, pois em alguns casos é necessário usar máquinas ou rampas para subir.
Rastreamento
Além do seguro, a empresa de transporte de máquinas também irá acompanhar o caminhão através do rastreamento para garantir a segurança da carga.
Assim, a empresa poderá verificar caso haja desvio do caminho ou localizar em caso de qualquer problema na estrada.
Entrega
Ao solicitar o serviço de transporte para máquinas e equipamentos também é importante saber que a entrega dependerá das regras das vias próximas ao local, pois a localidade precisa possuir acesso ao tipo de veículo a ser utilizado pelo transporte.
Isso acontece porque algumas vias brasileiras possuem regras de peso ou tamanho, evitando que caminhões muito altos ou pesados passem por determinadas vias.
Quanto custa o transporte de máquinas e equipamentos?
Não existe uma fórmula exata para definir o preço do transporte de máquinas e equipamentos, pois pode depender de diversos fatores.
Por exemplo:
- Local de partida e destino
- Tamanho e peso (tipo de carreta ou caminhão a ser utilizado)
- Modelo, ano e valor da máquina ou equipamento
- Taxas de estrada, como pedágios
Apenas com essas informações a empresa poderá verificar os custos inerentes ao serviço e passar a cotação.
Quer fazer uma cotação? Clique aqui.
Como escolher uma empresa para os serviços de transporte de máquinas e equipamentos?
Realizar o transporte desse tipo de carga requer experiência e responsabilidade. Por isso, é preciso escolher com cautela. Mas afinal, como escolher uma boa empresa para esse serviço? Veja algumas dicas.
1. Verifique os processos da empresa, por exemplo, se há contrato, vistoria, licenças etc., pois itens como esses mostram o compromisso e responsabilidade da empresa
2. Preço é importante, mas não deve ser o fator principal
3. Saiba qual o seguro da empresa e qual a cobertura
4. Veja os comentários dos clientes que já utilizaram os serviços no Reclame Aqui, no Google e nas redes sociais e observe se são positivos
5. Saiba se a empresa possui endereço no destino ou um parceiro, pois a máquina precisará de um local seguro na entrega
6. Observe o atendimento que as pessoas da empresa prestam nos contatos que terá com ela, como na cotação. Nesse momento já dá para perceber a atenção e cuidado.
Esses são os detalhes que você precisa saber sobre o transporte de máquinas e equipamentos. Se você precisa desse serviço, conte com a Líder Transportes. Faça um orçamento gratuitamente clicando aqui.