Óleo do motor velho? Saiba como escolher um novo
Você já ficou meio perdido na dúvida para escolher um óleo de motor o carro, é muito comum ficar perdido, eu mesmo já fiquei, fala sério com toda aquela sopa de letrinhas ninguém merece né.
A má notícia é que você precisa saber de todos aqueles códigos mas a boa notícia é que isso não é uma tarefa tão difícil, Hoje irei sancionar todas suas duvidas.
Tenha conhecimentos sobre o óleo do motor
primeiramente é bom saber que além de reduzir os ruídos, a temperatura e o desgaste prematuro das peças e os lubrificantes tem a função de limpar, lubrificar e proteger os componentes móveis do motor.
Outra informação importante é que quando o óleo está desgastado ele fica com uma aparência escurecida, isso não quer dizer que ele perdeu sua exclusividade e funcionalidade, o lubrificante fica assim porque além da variação de temperatura e também têm aditivos na composição que faz uma limpeza no motor.
uma amostra de óleo nova ela é meio transparente bem diferente do óleo usado.
Outro dado interessante é que até 75% do desgaste do motor está no momento da partida isso porque o motor está frio e o óleo está todo parado nessa situação o óleo precisa circular rápido ter bastante fluidez para proteger todo o motor e por outro lado em altas temperaturas o óleo também precisa manter a sua faixa de viscosidade.
Taxa de viscosidade do óleo
antigamente os óleos eram apenas mono viscosos ou seja eles tinham apenas um tipo de viscosidade eles eram do tipo 30, 40, 50 mas já faz um tempo que eles se tornaram múltiplos viscosos agora eles são do tipo 15w-30 ou 10w- 40, por exemplo.
Isso pra poder trabalhar melhor tanto em altas quanto em baixas temperaturas, um baita avanço eu sei que o assunto árido mas é bom você entender que temos como essa e sr 15w-30 e sr 10w-40 são relacionados à viscosidade dos lubrificantes.
Essa classificação é feita pela sociedade norte americana dos engenheiros automotivos (SAE) e é por isso que esse código começa com a sigla SAE e essa especificação determina o grau de viscosidade do óleo de quando o motor que está frio que é o número antes da letra w e o grau de viscosidade quando o motor está quente que é o número depois da letra w.
vamos pegar como exemplo a especificação SAE 10w-30, o número 10 representa o grau de viscosidade do fluido no momento da partida do motor com ele frio ou seja em temperatura ambiente.
Esse primeiro número associado a letra w uma breve associação a palavra winter que em português significa o inverno.
A importância de escolher o óleo certo
Essa primeira especificação dar mais fluidez o lubrificante para quando o motor está frio, então quando você vê lá 10w, 5 w, 0 w você já sabe que isso diz respeito à viscosidade do lubrificante para um dos momentos mais críticos de funcionamento do motor, então quanto menos viscoso óleo for mais rápido ele vai chegar em todos os lugares que ele precisa está.
Porque é claro o óleo precisa entrar logo em ação para evitar o atrito sólido das peças de quando o motor ainda está sem lubrificação, o número que vem depois da letra w está relacionado ao grau de viscosidade do lubrificante para quando o motor está quente tipo a 100 graus centígrados essa indicação está relacionada à espessura do lubrificante.
Ela é a lubrificação em si e esse número também é definido pela montadora de acordo com as formas do motor, o fabricante indica 5 w 40 o proprietário coloca 5 w 50 por exemplo a película de proteção do virabrequim aumenta fazendo as peças demorarem mais tempo para girar isso rouba calor do motor e aumenta o consumo de combustível.
Ainda tem a classificação api criada pelo instituto americano de petróleo que determina o nível de desempenho dos lubrificantes essa classificação.
É dividida por categorias de motores a gasolina, etanol, flex, hgv e para motores de dois e quatro tempos.
tem muito material sobre esse assunto na internet mas só a montador pode definir o ideal para seu carro ou moto confira no manual do proprietário e evite cair roubadas.
se tiver interesse em mais dicas veja nosso texto sobre quando fazer a manutenção preventiva