6 cuidados ao transportar sua moto
Para os amantes de motocicleta, os cuidados ao transportar sua moto são muito importantes, principalmente para deslocamentos de longa distância.
Vamos concordar que cada moto precisa de todo o cuidado com ela na hora de transportá-la, pois cada detalhe é fundamental para ter uma segurança maior, não apenas para a parte estética, mas também por questões de alinhamento, calibragem etc.
Para transportar uma moto com garantia é preciso saber que cada modelo exige um cuidado diferenciado no carregamento, pois existem vários tipos de caminhões-cegonha.
Por isso, você confere agora 7 cuidados ao transportar sua moto que vão te deixar despreocupado durante todo o deslocamento. Boa leitura!
Quais são os cuidados indispensáveis ao transportar sua moto?
1. Checagem geral no Pré-embarque
Em regras gerais, antes mesmo de subir o veículo na cegonha ou na plataforma, é bom que o dono do veículo verifique a calibragem dos pneus. Eles precisam estar, preferencialmente, de acordo com os dados do fabricante.
No entanto, o transporte também pode ser feito com o veículo em qualquer condição, pois, em muitos casos, é preciso transportar após acidentes com a moto avariada e até sem pneus.
Além disso, a calibragem é importante para o bom uso da sua motocicleta, pois quando os pneus não estão devidamente cheios, a baixa pressão pode prejudicar o consumo de combustível.
Os pneus murchos são responsáveis, ainda, pela troca prematura do produto e prejudicam a sua direção, podendo causar acidentes.
Já com o nível de combustível do tanque, não há muito o que se preocupar, pois contanto que a tampa esteja bem vedada, não há riscos de vazamento.
Entretanto, é recomendável manter o nível de combustível baixo, pois caso a tampa do tanque esteja com um defeito imperceptível, o vazamento pode prejudicar a pintura, além de ser um desperdício de dinheiro.
Capacetes devem ficar fora do transporte, já que podem sofrer avarias durante o deslocamento ou até mesmo causar amassados e arranhões nos tanques ou outras partes do veículo, caso venha a desprender da moto.
De toda forma, uma motocicleta pode ser transportada em qualquer condição, pois a empresa irá analisar qual a melhor forma de fixar o veículo na plataforma com toda segurança.
2. Motos Custom podem precisar de transportes diferentes
Na hora de carregar motocicletas customizadas, como as do tipo Harley-Davidson, a atenção aos detalhes deve ser ainda maior.
Antes mesmo de serem colocadas no caminhão-cegonha, elas são posicionadas em caminhões-plataforma para, só em seguida, serem transferidas para a cegonha.
Esse cuidado é fundamental, pois as Motos Custom possuem largura, peso e bolsas laterais diferentes das motos tradicionais.
Dessa forma, você tem a certeza de que nenhuma parte da sua motocicleta sofreu algum dano.
Independente do modelo da moto, a definição do tipo de caminhão, maneira de fixar o veículo e vistoria na coleta e na entrega também fazem parte dos processos de segurança no transporte.
3. Jet Skis demandam cuidados específicos
Outra categoria de moto que também exige um pouco mais de atenção são as aquáticas. Os Jet Skis precisam estar bem firmes e amarrados, pois também são usados para dar suporte ao carregamento no caminhão-cegonha.
Caso o seu modelo de Jet Ski possua algum compartimento que se solte, como um estofado ou adereços, é necessário removê-los para evitar que se desprendam durante o deslocamento e se percam na estrada.
4. Os cuidados ao subir motocicletas esportivas
Geralmente, nos demais modelos de motocicletas, como as esportivas, a subida na cegonha é mais prática.
E isso pode ser justamente mais um motivo de cuidado, pois ao conduzir uma moto mais leve, o condutor pode ganhar confiança demais e fazer uma subida muito rápida, podendo perder o equilíbrio.
Por terem portes menores e proporcionais à largura do caminhão, o carregamento é um pouco mais rápido, mas também exige todos os cuidados em relação à carenagem, faróis e banco traseiro.
5. Guarde todos os acessórios
Dentre os cuidados ao transportar a sua moto, precisamos falar sobre os acessórios, afinal, não são porque são estéticos que podem ser dispensados.
Motociclistas de motos custom, por exemplo, costumam ter bastante acessórios em seus veículos e, com certeza, cada um deles têm um significado importante.
Portanto, antes mesmo de subir em um caminhão-cegonha, é fundamental retirar os acessórios e adereços da motocicleta, a fim de preservá-los e não correr o risco de perder algum.
Caso o veículo possua uma caixa de transporte traseira, o ideal é que ela esteja vazia, ou melhor ainda, retirada.
Apesar de não ser um acessório, um detalhe que nem sempre é de conhecimento de todos é a retirada dos retrovisores e isso vale para todas as categorias.
Por estarem bastante expostos, o ideal é retirar para facilitar o transporte. Isso serve tanto para evitar avarias quanto é considerada uma medida de segurança contra furtos.
6. Faça uma vistoria da sua moto antes e depois do transporte
Um cuidado ao transportar a sua moto que não envolve a logística em si é uma vistoria pessoal, prática de prevenção muito importante.
Fazer uma vistoria da sua moto antes e depois do transporte é fundamental para garantir que o veículo não sofreu nenhum dano.
Portanto, antes mesmo da sua moto subir no caminhão-cegonha ou outro tipo de transporte, faça uma vistoria completa e faça registros por meio de fotos.
Dessa forma, quando a sua motocicleta chegar ao destino, caso ela tenha sido prejudicada, você tem como comprovar que entregou o veículo em boas condições.
7. Exija um comprovante de operação da transportadora escolhida
Uma empresa de transporte, principalmente que opera com caminhões-cegonha, precisa ter, obrigatoriamente, requisitos técnicos que garantam a segurança dos veículos transportados.
Dessa forma, a empresa precisa ter os registros necessários junto aos órgãos de fiscalização e possuir as licenças para executar cada operação.
Portanto, este cuidado ao transportar a sua moto é obrigatório e você só não pode, como deve pedir um comprovante de que a empresa está apta a fazer o transporte.
Não transporte a sua moto de uma cidade para outra sozinho
Agora que você sabe os principais cuidados ao transportar uma moto, é preciso pensar na sua segurança também.
Aconteça o que acontecer, nós, da Líder Transporte, não recomendamos que você transporte a sua motocicleta de uma cidade para outra, muito menos de um estado para outro por conta própria.
Essa é uma vontade de muitos motociclistas, por exemplo, pois é comum que gostem de viajar e sentir toda a emoção das estradas.
Entretanto, para quem não tem experiência em grandes estradas, principalmente de outros estados, pode ser bastante perigoso fazer o deslocamento sozinho.
Além da possível má qualidade dos asfaltos em muitos trechos da viagem, que podem prejudicar a sua moto, ainda há muitos imprevistos, como:
- Imprudências de outros motoristas
- Manobras de ultrapassagem perigosas
- Animais na estrada
- Multas
- Blitz de trânsito (caso esteja com documentação irregular e até mesmo não saiba)
Viajar sozinho não é uma boa opção porque você também corre mais riscos, afinal, em muitos pontos da estrada não há sinal de telefone ou civilização por perto.
Imagine ficar parado no meio do nada, sem poder ligar para alguém e ter que esperar uma alma viva e boa passar? Pois é, não vai ser muito legal se isso acontecer.
Se você possui amigos dispostos a viver essa aventura, pode ser até divertido, mas bem intenso. No entanto, é bem mais seguro passar por ela acompanhado. Caso aconteça qualquer problema, a Líder também pode socorrer você fazendo o transporte até o ponto de destino.
Existem outras opções de transporte?
Na Líder Transporte, além do caminhão-cegonha, existe a opção de transportar com o caminhão Sider.
Ao contrário de uma cegonheira, o Sider é um veículo totalmente fechado e, por isso, permite mais proteção contra condições climáticas e exposição do veículo, devido aos fechamentos laterais. Mas, claro, isso fica a critério do cliente.
Quanto custa transportar uma moto?
Transportar motocicleta para outro município ou estado é muito comum. Normalmente acontecem em casos de mudança, ou mesmo, com a compra do veículo em outro estado.
De toda forma, a definição do preço depende de alguns detalhes, por isso, é necessário fazer uma cotação. Isso acontece porque dependendo da distância, modelo da moto e o tipo de serviço escolhido, os valores serão diferentes, pois a empresa precisa considerar os custos no transporte.
O que precisa para fazer uma cotação de transporte de moto?
- Endereço das localidades, ou seja, de entrega e recebimento. Além disso, o cliente também tem a possibilidade de contratar a coleta e entrega em casa pela transportadora, no entanto, é um serviço a mais.
- Marca, modelo e ano da motocicleta, pois isso afeta o valor do seguro. Afinal, as motos possuem custos variados, além do tamanho também ser importante para a definição do preço, pois pode exigir maior dificuldade na colocação do veículo na plataforma.
- Dados pessoais como nome, telefone e e-mail.
Viu como é simples fazer uma cotação? Aqui na Líder a cotação é grátis, clique aqui.
Quais são os documentos para transportar uma moto?
Se falamos de uma moto zero quilômetro, será preciso transportar com a nota fiscal de compra ou CRLV e o documento padrão. Além disso, os documentos precisam ser originais, não são aceitas cópias.
Se o veículo tiver sido comprado em leilão, é preciso da nota de negociação. Se falamos de uma moto recuperada de um roubo, é necessário da autorização da delegacia para realizar o transporte.
Etapas do transporte de moto
Após fazer a cotação e escolher a melhor opção de empresa para o transporte do seu veículo, inicia as etapas do transporte, confira:
A empresa elabora um contrato
Para formalizar a contratação e ambas as partes estarem resguardadas sobre todos os detalhes da contratação, um documento é elaborado.
No contrato constará todas as informações específicas do serviço, como trajeto e tipo de coleta; informações da moto, como modelo e valor; do proprietário, como dados pessoais, além das informações do caminhão que será utilizado.
Todas as informações importantes estarão disponíveis para consulta do cliente e da empresa.
Vistoria do veículo
No momento em que o veículo é entregue ou coletado pela transportadora, ele passa por uma vistoria minuciosa, garantindo que todos os detalhes sejam conhecidos pelas partes.
Isso é importante para garantir que qualquer alteração na moto durante o trajeto seja melhor visualizado. O documento de vistoria terá três vias, uma para o cliente, uma para a transportadora e uma seguirá com o veículo no trajeto para ser conferido na chegada.
Embarque da moto
Após a vistoria, a moto precisa ser colocada no veículo de transporte. Nesse momento, muitos cuidados precisam ser tomados para garantir que não haja nenhuma avaria no embarque, como também durante o trajeto.
A moto pode ser colocada na plataforma pelos funcionários, mas em caso de motos maiores ou esportivas, pode ser necessário passar por um caminhão plataforma antes de ser colocado no transporte para maior segurança.
Após ser colocada na plataforma de transporte, a moto é fixada por meio de cintas e arreios, para não correr o risco de se soltar com os chocalhos da estrada.
Trajeto e desembarque
Durante o trajeto o cliente pode acompanhar a localização em tempo real com a ajuda da equipe da empresa de transporte. Na chegada ao destino, o veículo é retirado da plataforma com toda segurança e então passa pela vistoria para garantir que não houve nenhum problema no trajeto.
Escolha a Líder do mercado
Conte com a liderança para transporte de veículos, conte com a Líder Transporte! Independente do modelo da sua motocicleta, nós seguimos todos os cuidados necessários para o transporte da sua moto em boas condições.
Nós garantimos velocidade na entrega, opções de coleta e entrega, transporte de veículos de luxo e muito mais.
Faça uma cotação grátis via WhastApp para transportar a sua moto e confirme que vale a pena realizar um deslocamento com segurança. Clique aqui e saiba mais!
Mais conteúdos como este você encontra em nosso blog, sempre atualizado com as principais informações e novidades do setor.
E não deixe de visitar nossas mídias sociais: Facebook e Instagram!