Contratar uma transportadora de veículos: o que você NÃO deve deixar de observar para evitar prejuízos
Precisando transferir seu carro, moto, máquina ou jet ski e está analisando as empresas disponíveis?
Colocar um bem com valor tão expressivo e que você preza tanto na mão de qualquer empresa não é a melhor opção. É preciso analisar as opções disponíveis e ter critérios para escolher.
Para lhe ajudar nessa missão, nós vamos falar aqui sobre o que você NÃO deve deixar de observar na hora de contratar uma transportadora de veículos.
Afinal, o que você NÃO deve deixar de observar ao contratar uma transportadora de veículos?
Para contratar a transportadora de veículos ideal é preciso ficar de olho em diversos detalhes, mas principalmente esses que vamos trazer aqui e que você NÃO deve deixar passar de jeito nenhum.
Saiba quais são os processos de segurança utilizados pela empresa
No quesito segurança de uma transportadora de veículos, existem diversos pontos a ficar de olho. Isso é importante porque os níveis de segurança a serem aplicados são diferentes. É preciso analisar os processos quanto a roubo ou furto e a proteção do veículo no próprio transporte. Confira:
Seguro
O seguro serve para resguardar os veículos contra furto, roubo e avarias. Isso é muito importante, pois nas estradas do nosso país os caminhões precisam enfrentar os mais diversos problemas, dentre eles falta de iluminação e estradas de má qualidade.
Com o seguro o cliente pode ficar tranquilo, pois se algo acontecer, não ficará no prejuízo.
Rastreamento
Fazer o rastreio do transporte também é uma medida de segurança, pois com ela o caminhão pode ser encontrado, caso saia de rota, verificando onde o veículo se encontra ou se chegou ao destino sem nenhum problema.
Fixação do veículo no caminhão
Essa medida de segurança está mais ligada ao processo que a empresa faz para evitar que ocorra acidentes com os veículos durante o transporte.
A maneira como é feita dependerá bastante do tipo de veículo, mas pode ser utilizado guincho, cintas, amarras e travas, por exemplo.
De toda forma, esse processo garante que a carga chegue sem avarias ao destino, evitando que se choquem ou chacoalhem durante a viagem.
Processo de vistoria
A vistoria é o processo de analisar as condições do veículo antes dele ser colocado no transporte. Essa inspeção pode ajudar a identificar arranhões, amassados ou qualquer avaria ocorrida durante o percurso.
Analisando esses pontos já terá uma ideia de como a empresa preza pela segurança das cargas que transporta. Sem elas, você pode ter muitos prejuízos e dor de cabeça.
Analise a empresa
Quando o assunto é transporte de veículos existem algumas medidas a tomar quanto a análise da empresa, confira:
Verifique a regularidade da empresa
Para fazer o transporte de veículos é preciso ter algumas licenças e certificados. O principal deles é o Registro Nacional de Transporte Rodoviários de Cargas, que precisa estar atualizado na Agência Nacional de Transportes, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Além disso, verifique o registro da empresa na SEFAZ para saber se está regular.
Veja o que os clientes têm a dizer
Nada melhor para saber a qualidade do serviço prestado do que ouvir a opinião dos clientes que já utilizaram.
Isso pode ser feito através do Google, pois dando uma breve pesquisada consegue ver os comentários deixados ou pelo site Reclame Aqui.
Além disso, você pode ir às redes sociais da transportadora e passear pelos comentários, pois muitos clientes que precisam de respostas deixam suas perguntas e opiniões por lá.
Verifique as condições da frota
Para analisar as condições dos caminhões e carretas utilizados para transporte, basta ir até o armazém da empresa e analisar os veículos.
Mesmo com frota própria ou de agregados, é importante que os caminhões estejam em boas condições, pois assim pode evitar acidentes e até atrasos causados por problemas de manutenção.
Exija contrato
O contrato é a ferramenta que vai registrar os direitos e deveres de todas as partes. Embora seja algo básico na contratação de um serviço, lembre-se de verificar se constam previstos todos os eventuais problemas que possam acontecer.
Alguns exemplos são: cobertura do seguro, validade, o que será feito em caso de avarias, prazos e até os responsáveis pelo atendimento.
O documento precisa conter todas as informações da empresa, cliente e os detalhes da contratação, para assim ninguém ter surpresas.
Observando todos esses pontos você terá mais chance de escolher a melhor transportadora de veículos. Quer saber quanto custa para fazer o seu transporte? Clique aqui e faça uma cotação gratuita com a gente.