Como funciona uma empresa de transportes de veículos? Veja tudo aqui
Se você precisou ou precisa mudar de cidade ou estado e está pensando sobre como fazer a transferência do carro, moto ou máquina, deve ficar em dúvida sobre os detalhes. Por isso, hoje você vai entender os processos internos, ou seja, como funciona uma empresa de transportes de veículos na prática.
Como funciona uma empresa de transporte de veículos?
O transporte de carros, motos ou máquinas depende de diversos processos internos de organização e planejamento. Veja aqui:
Agrupamento de cargas
No agrupamento de cargas são analisados diversos aspectos, como destinos e tipos de veículos, por exemplo.
A transportadora precisa verificar:
- Tipos de veículos
- Destino das cargas
- Prazo que o cliente pode esperar, tendo em mente que quando não há um prazo curto pode sair mais barato, pois a empresa poderá transportar vários veículos ao mesmo tempo
- Tipo de caminhão que será utilizado para o transporte, pois dependendo de quantos veículos serão transportados e rotas que se cruzam, o caminhão pode ser diferente
- Entrega e coleta, opção em que o cliente opta pela empresa entregar em endereço específico.
Planejamento de trajetos
Com todas as informações acima em mãos, a empresa planeja os trajetos. Por exemplo, dependendo dos aspectos da entrega, um mesmo caminhão poderá realizar transferências diferentes, transferências ao mesmo tempo ou um trajeto mais inteligente.
Além disso, no momento do planejamento a empresa também analisa aspectos como a melhor rota a ser feita, pedágios, qualidade das estradas, regras de trânsito, restrições de municípios e vias, exigências de clientes e outras variáveis.
Nessa etapa a empresa toma as melhores escolhas baseadas em todos os fatores, incluindo aqueles que trouxemos acima. Assim, pode realizar um roteiro mais seguro e econômico, que também poderá ser sentido pelo cliente.
Entrega ou coleta do veículo
Quando o cliente escolhe a transportadora, chega a hora de definir como vai funcionar o serviço.
A transportadora poderá coletar o veículo no endereço indicado pelo cliente, por um custo a mais, considerando que ela também terá mais custos.
No entanto, o cliente que contratar o serviço também pode entregar e coletar o veículo em um dos endereços da empresa.
Vistoria
Ao entregar o veículo para a transportadora, ocorre a vistoria, que nada mais é do que o processo de analisar minuciosamente os detalhes do veículo.
Por exemplo, nesse momento a empresa verifica se há arranhões, amassados, manchas, estado dos pneus, pintura etc.
Isso garante ao cliente a informação sobre as condições de entrega do veículo à transportadora, que ele também poderá conferir quando receber o veículo no destino.
Seguro
Vale ressaltar que a transportadora de veículos também precisa assegurar o veículo enquanto transporta. Assim, essa é mais uma medida de segurança adotada pelas empresas de transporte.
Preparação para o transporte
Antes de o veículo ser transportado ele precisa ser fixado no caminhão de maneira segura. Isso acontece por meio de amarras, cintos, ganchos e travas. As maneiras de fazer isso e os itens ideias dependerá das características do veículo, como o tipo, peso e tamanho, por exemplo, e tipo de carreta que vai guiar a viagem.
Com o veículo devidamente fixado e seguro, o caminhão segue para o destino, com a rota devidamente planejada.
Monitoramento
As rotas são previamente planejadas, no entanto, os caminhões também são rastreados para garantir ainda mais a segurança dos veículos transportados.
Pelo monitoramento a empresa pode verificar a localização em tempo real sempre que necessário, mas também verificar qualquer possível alteração na rota pré-definida.
Contato com o cliente
Durante o transporte do veículo, o cliente pode tirar qualquer dúvida ou pedir qualquer informação, que a transportadora prontamente irá colocá-lo a par de qualquer situação.
Além disso, se houver necessidade, a empresa entrará em contato.
De toda forma, o cliente pode ficar tranquilo, pois a empresa está preparada para resolver qualquer situação, pois se preparou para minimizar as possibilidades de roubo, acidentes e qualquer outra perda.
Recebimento do veículo
O veículo pode ser recebido de duas formas diferentes:
- A transportadora pode fazer o transporte e deixar o veículo no armazém para que o cliente possa ir até lá coletar
- A transportadora faz a entrega no endereço informado anteriormente pelo cliente, com o serviço de coleta e entrega adicional
Segunda vistoria
Ao receber o veículo, o cliente também faz novamente a vistoria para verificar se houve alguma avaria ou problema durante o percurso.
Caso o cliente e a empresa percebam alguma alteração não vista na entrega do veículo, a transportadora se responsabiliza por meio do seguro.
Agora você já sabe como funciona uma transportadora de veículos e todos os processos internos. Precisa de um orçamento? Clique aqui para fazer gratuitamente.