A evolução do caminhão cegonha
Na história do caminhão cegonha uma das carretas mais e icônicas e que chama a atenção pelas estradas é a cegonha. Afinal é um conjunto maior que o habitual, carregando os carros zero-quilômetro das várias montadoras, veículo que acompanha o crescimento na fabricação de automóveis há décadas, veja a sua evolução ao longo do tempo.
No Brasil atualmente são emplacados em torno de dois milhões e meio de veículos leves, alguns anos esse total ultrapassa os 3 milhões, a necessidade de logística para o transporte desses automóveis para as milhares de concessionárias de todo o país torna imprescindível que o uso das cegonhas.
Origem do Nome caminhão cegonha
Ficaram conhecidos por esse nome, pois em uma antiga lenda, dizia que as cegonhas trazia os bebês, para explicar as crianças como surgiam os bebês, fazendo essa analogia o caminhão cegonha, ele trás os carros 0 km “recém nascidos”.
No governo de Juscelino Kubitschek foi criado o grupo executivo da indústria automotiva, órgão que estabeleceria e supervisionaria normas para a criação da indústria automobilística brasileira, assim montadoras que aqui se encontravam passava a nacionalizar seus produtos e outras marcas chegavam, como mercedes-benz, Scania, Toyota, willys-overland, Vemag e Volkswagen.
O início da evolução
A primeira versão do caminhão cegonha, tinha a capacidade de apenas 3 automóveis, logo viria a solução para melhor aproveitamento da capacidade do caminhão com implemento de dois pisos e levando a capacidade geralmente para 5 carros, porém, o piso superior era fixo sendo necessário a utilização de rampa para carregamento descarregamento.
Avanço dos caminhões cegonha
No Brasil principalmente nas mãos de mercedes-benz e Scania ao final da década de 60 e nos anos 70 os cavalos mecânicos com carretas de 1 e 2 eixos se popularizavam.
A capacidade da cegonha evoluia para em torno de 8 veículos de uma só vez, assim como surgiram os pisos móveis das carretas, inicialmente acionados por macacos manuais difusos.
Em 1980 já era possível encontrar caminhões cegonha com a capacidade de transportar 10 automóveis.
Sobre o caminhão cegonha nos dias atuais
O sistema de posicionamentos inclinados passavam a permitir a geralmente a acomodação de 11 veículos, a tecnologia traria também algumas facilitações como o sistema elétrico pneumático de movimentação das pranchas.
Os cuidados com relação à operação das Cegonhas são muitos Afinal apesar de ser uma carga leve, exige muitos Cuidados para não danificar os veículos e as grandes dimensões faz necessário uma rota pré-estabelecida por não manobrar em qualquer via com sua altura pode atingir árvores fios e sinalizações e o grande entre eixos com altura relativamente baixo do solo pode lhe fazer encalhar em lombadas.
O melhor serviço de transporte de veículos é com a Líder de Transpote
Saiba mais dos nossos serviços pelo instagram